O que é a Economia?

desenvolvimento sustentável

A economia está presente nas nossas vidas e é notícia nas nossas televisões, jornais, revistas, conversas e, também, em debates políticos… A economia afecta a maioria das nossas decisões, e só fará sentido se for usada para a promoção da sua sustentabilidade, nomeadamente através do aumento da qualidade de vida das pessoas, não esquecendo das questões inerentes a isso.

Desta forma, é difícil definir o que é a Economia ou Ciência Económica. Na minha opinião, esta deve ser encarada de forma plural e não isoladamente das restantes ciências, pois os factos económicos podem e são certamente importantes para outras ciências sociais.

Tendo tudo isto em conta e segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades utilizam os recursos escassos para produzir bens com valor e de como distribuem esses mesmos bens entre os vários indivíduos.

Nesta definição estão implícitas duas questões fundamentais para a compreensão da Economia enquanto ciência:

  1. Os bens são escassos, ou seja, não existem em quantidade suficiente para satisfazer plenamente todas as necessidades e desejos humanos;
  2. A sociedade deve utilizar os recursos de que dispõe de uma forma eficiente, ou seja, deve procurar formas de utilizar os seus recursos de forma a maximizar a satisfação das suas necessidades.
Anúncios