Obsolescência Programada

comprar-tirar-comprar

Obsolescência programada é a decisão propositada de um produtor desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto, ou seja, o produto fica obsoleto ao fim de um período de tempo ou de um período de utilização específica.

A obsolescência programada faz parte de um fenómeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como “descartelização”. Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.

Veja aqui um vídeo que trata deste problema:

Versão legendada em português aqui.

“O mundo é grande o suficiente para atender às necessidades de todos, mas sempre demasiado pequeno, para a ganância de alguns.” (Mahatma Gandhi)

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