O Português no mundo

Inaugura hoje em Bruxelas uma exposição sobre o “Potencial Económico da Língua Portuguesa”. O português é a terceira língua europeia com mais falantes ‘maternos’.

O Português no Mundo

No século XV, com o início dos Descobrimentos, o português foi a primeira língua da globalização, falada por um milhão de pessoas que viviam [quase] todas no espaço hoje conhecido por Portugal continental. Atualmente o português é falado por 250 milhões de pessoas e, para além do inglês, é a única língua falada em países dos cinco continentes.

Aproveitar e rentabilizar esta imensa mais valia que pode ser gerada pelo “Potencial Económico da Língua Portuguesa” é o grande objetivo da exposição que o Instituto Camões e uma equipa de investigadores do ISCTE coordenada por Luís Reto [responsável pela elaboração do livro homónimo desta exposição], inauguram hoje em Bruxelas no edifício do Parlamento Europeu.

A mostra patrocinada pelo eurodeputado centrista Diogo Feio, vai patente no 3º andar do Parlamento Europeu em Bruxelas (no Edifício ASP), de 18 a 21 de fevereiro.

Em 2050 vamos ser 350 milhões de falantes

Esta exposição é uma oportunidade para “mostrar no meio das instituições comunitárias que o português é uma das quatro línguas europeias de expressão mundial”, disse ao Expresso, Mário Filipe, do Instituto Camões.

Esta exposição foi concebida a partir do livro coordenado por Luís Reto [publicado em dezembro de 2012], e vai ter uma “forte componente visual dos cartazes, que permite assim uma mais ampla divulgação deste importante trabalho de pesquisa. Os dados estatísticos mais relevantes são evidenciados com recurso a tabelas, fotografias” e outros elementos gráficos, refere o Instituto Camões em comunicado.

De acordo com os dados da equipa do ISCTE, atualmente existem 254,54 milhões de “falantes nativos” de português, o que equivale às populações dos oito países de língua oficial portuguesa: Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Brasil, Moçambique e Timor-Leste.

Usam o português como língua materna ou oficial 3,66% da população mundial, o que significa que 3,85% do PIB mundial, é ‘produzido’ em português.

Em 2050, dentro de 35 anos, 350 milhões de pessoas vão usar o português como idioma materno, e tudo indica que continuará a ser a terceira língua europeia mais falada no mundo, depois do inglês e do espanhol.

lingua 2050 português

Fonte: Expresso

Anúncios