Porque é que se diz que a Suiça está enganada?

limitação da imigração Suiça

O argumento mais básico e populista é o de que a imigração provoca uma deslocação da curva da oferta, fazendo com que o salário de equilíbrio desça. Isto só por si não tem problema nenhum, pois o que o aumento da oferta faz é que indivíduos que não estavam dispostos a trabalhar por um salário mais baixo podem ser agora substituídos por emigrantes, que aceitam um salário inferior.

Contudo, a realidade económica é muito mais complexa do que este fenómeno. Normalmente quando ocorrem estes fenómenos do aumento da oferta no mercado de trabalho, acontece que associa-se um choque do lado da procura, fazendo também deslocar a curva da procura para a direita. Este aumento da oferta de trabalho que assistimos gera um aumento da procura de trabalho, pois há a necessidade de aumentar bens e serviços nessas zonas, criando novas oportunidade de se abrirem novos negócios.

Em quase todos os exercícios empíricos e fenómenos estudados como este, o que acontece ao salário é que ele volta para valores muito próximos aos do salário que os trabalhadores auferiam antes do choque ocorrer e, para além disso, como resultado assistimos a um forte aumento do emprego, aumentando o bem-estar total.

Anúncios